CAP. 44: QUANDO A CABEÇA NÃO PENSA, O CORPO PADECE

Um antigo e bastante popular ditado afirma que quando a cabeça não pensa o corpo padece. E foi exatamente devido a uma atitude impensada que o Palestra Itália desperdiçou a chance de conquistar um título paulista. 

Estamos em 1930. Com o fim da LAF – Liga Amadora de Futebol -, o gigante Paulistano resolve extinguir seu departamento de futebol e, com isso, faz nascer um novo time, formado por alguns de seus jogadores e outros da A. A. Palmeiras, que também já se preparava para deixar de existir. O novo clube passa se chamar São Paulo da Floresta (que, por sinal, nada tem a ver com o atual São Paulo FC). 

Em campo, nosso time cumpria uma boa campanha, tendo vencido quatro e perdido apenas um dos seis primeiros jogos. Chegou, então, o dia 4 de maio, data do clássico com o Corinthians/SP, sempre cercado por muita rivalidade. Superior, o Verdão vencia por1 a0, gol de Heitor, quando o mesmo centroavante ampliou o placar. Mas o árbitro Francisco Santa’nna invalidou o lance, alegando falta do atacante palestrino. 

Se uma máquina como esta já existisse em 1930, talvez teríamos mais um Paulistão em nossa galeria

Revoltados, nossos jogadores abandonaram o gramado e a partida teve de ser decidida no famoso “tapetão”. Neste, o Palestra Itália foi merecidamente punido em duas frentes: teve todos os seus jogadores titulares suspensos por um jogo e, claro, perdeu os dois pontos que estava somando. Após o incidente, o alviverde seguiu sua vida normalmente, sendo representado na partida seguinte – vitória por2 a1 sobre a Portuguesa Desp./SP – pelos aspirantes. 

O detalhe que nenhum jogador ou dirigente do nosso clube poderia imaginar era que tal impensada atitude poderia lhes custar a chance de disputar o título. Ao final do segundo turno, a taça de campeão ficou com o rival do Parque São Jorge, que somou 44 pontos. Terceiro colocado, o Palestra abocanhou apenas 40. Porém, vale lembrar que vencíamos aquele clássico do primeiro turno e, se nossos atletas não tivessem abandonado o gramado, não teriam dado os dois pontos em jogo para o rival. Então, façamos as contas: dois pontos a mais para nós e dois a menos para eles resultariam em ambas as equipes empatadas com 42 pontos. 

O regulamento do torneio previa que, em caso de empate entre dois times na primeira colocação, o título seria decidido num jogo-extra. Neste, o Verdão teria a chance de se sair vencedor e de somar mais uma conquista em seu longo histórico de glórias.  

Mas se isso iria ou não iria acontecer, jamais saberemos com certeza…

ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE.

 

Para ler os capítulos anteriores, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>