CAP.41 – UMA EQUIPE “COMPETENTE”

Após se sagrar bicampeão paulista, todos esperavam que o Palestra Itália Itália partisse, célere, rumo ao tri em 1928. Afinal, a equipe era praticamente a mesma e dentre os nossos principais adversários não parecia haver nenhum que pudesse nos ombrear. 

Mas o futebol, como sabemos, tem lá os seus caprichos, e eles sempre se fizeram presentes. Talvez por isso o Verdão, franco favorito à conquista da taça, tenha terminado o Campeonato Paulista daquele ano numa humilde terceira colocação. 

Enganam-se, porém, aqueles que pensam que nossa equipe passou em branco naquela temporada. Antes mesmo do início do Paulistão, mais uma vez a APEA – Associação Paulista de Esportes Atléticos – organizou uma espécie de tira-teima entre os campeões da Cidade, conhecido como “citadino” e do Interior do ano de 1927.  

Antiga fachada do Parque Antarctica

Explicando: do começo dos anos 20 até o início dos 30, existia no futebol paulista a chamada “Taça Competência”. Geralmente em uma única partida mas, também, algumas vezes disputada em dois jogos, ela marcava o encontro do campeão estadual contra o vencedor do torneio do Interior, que assim teoricamente disputavam não só o troféu como, também, o status de melhor time de São Paulo, ao menos na teoria.

Campeão paulista em 1920, o Palestra Itália acabou surpreendido no início do ano seguinte, quando em pleno Parque Antarctica foi derrotado pelo Corinthians de Jundiaí/SP por 2 a 1, perdendo desta forma a chance de obter sua primeira “Taça Competência”. O troco veio em 1927 quando, por ter sido o campeão paulista de 1926, o Verdão disputou o titulo com o Elvira, de Jacareí/SP, e o massacrou:10 a 0!

 O adversário em 1928 foi o Botafogo de Ribeirão Preto/SP, digno vencedor interiorano na temporada anterior. O jogo único aconteceu no 20 de maio, no Parque Antarctica, e nossa equipe não teve nenhuma dificuldade para golear a “Pantera” por 5 a 0, garantindo desta forma o bicampeonato da então tradicional disputa.

Abaixo, você confere os dados da partida:

Taça Competência/1927

Jogo: Palestra Itália 5 x 0 Botafogo/SP
Data: 20/05/1928 – Horário: 16h00
Local: Estádio do Parque Antarctica, em São Paulo/SP
Árbitro: Benjamin Bevilacqua/SP                                                                               

 Gols: Ministrinho aos 7, Heitor aos 25 e Perillo aos 35 minutos do primeiro tempo. Heitor aos 7 e Miguelzinho aos 11 da etapa final.                                                                                                          

Equipes        

Rabelo; Bianco e Miguel Paschoarelli; Xingo, Amílcar e Serafini; Ministrinho, Miguelzinho, Heitor, Lara e Perillo. 

 Joãozinho; Horácio Fracino e Zé de Paula; Córnea, Odylon e Perito; Cobra, Piquetote, Neves, Palito e Colette. 

ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE.

 

Para ler os capítulos anteriores, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>