CAP. 27: É CAMPEÃO! (PARTE II)

Nosso principal concorrente no Paulistão de 1920 era, claro, o todo-poderoso Paulistano. De longe o melhor time do País devido, principalmente, à presença em seus quadros do mulato Arthur Friedenreich, o melhor jogador de futebol do planeta até o surgimento de Pelé, o time do Jardim América lutava pelo pentacampeonato paulista. Contudo, pelo menos no primeiro turno daquela competição o desempenho do seu time deixou a desejar. Ao final das nove primeiras rodadas, estava a aparentemente inalcançáveis seis pontos de distância em relação ao líder, o nosso Palestra – 11 contra 17, para ser mais claro. Mesmo assim, foram os paulistanos os únicos a impedirem uma vitória palestrina no turno daquele Paulistão (empate por 1 a 1, em 15/08).   

Não sei se notaram que, no parágrafo acima, usei o termo “aparentemente”. Pois é: parecia que o Paulistano não teria condições de alcançar o Palestra Itália no returno do Campeonato Paulista, mas nem sempre o que parece de fato acontece. Talvez por comodismo, talvez por excesso de confiança, nossa equipe caiu bastante de produção no segundo turno e, dos oito jogos seguintes (o clássico com o Santos foi cancelado porque a equipe do Litoral paulista desistiu de disputar o restante do torneio), ganhou cinco, mas empatou um e perdeu outros dois. 

Uma destas derrotas doeu demais. Na última rodada daquele Paulistão, em 12/12, o Palestra Itália só dependia de um empate diante do Paulistano para garantir o título, já que somava 28 contra 26 pontos do rival. Se já não bastasse tal vantagem, o jogo ainda por cima seria realizado no Parque Antártica, ou seja, diante de um público que, em sua esmagadora maioria, seria palestrino. Nosso time suportou a pressão dos primeiros minutos tanto no primeiro quanto no começo do segundo tempo mas, aos 22 da etapa final, o Paulistano conseguiu furar nosso bloqueio. Ganha um doce quem apostou que o autor da façanha foi Friedenreich. 

Assim que Walter Raul Hampshire apitou o fim daquele clássico, Palestra e Paulistano estavam empatados na primeira colocação com 28 pontos. Mandava o regulamento que, neste caso, um jogo-extra fosse disputado, e ele foi marcado para o domingo seguinte, 19/12, no neutro Campo do Floresta. 

Mas esta é uma conversa para o nosso próximo encontro. Até lá!

ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE.

 

Para ler os capítulos anteriores, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>