CAP. 11: A PRIMEIRA VITÓRIA A GENTE NUNCA ESQUECE

Sylvio Lagrecca foi um importante nome dos primeiros tempos do futebol brasileiro. Natural de Piracicaba/SP, onde nasceu em 1895, ainda menino mudou-se para São Paulo/SP, e aqui deu não só seus primeiros passos como também seus primeiros chutes numa bola de futebol. Mas não se limitava apenas a jogar: Lagrecca amava tanto o esporte que dele foi tudo – atleta, técnico, dirigente e, acima de tudo, amante.

Sylvio Lagrecca

Ao que parece, este médio-direito não jogava lá grande coisa, mas compensava sua pouca técnica com um amor à camisa fora do comum. Durante toda a sua careira de jogador, defendeu apenas um clube – o São Bento da Capital/SP -, mas fez parte de vários combinados, da Seleção Paulista e da Seleção Brasileira. Aliás, coube a ele, com apenas 19 anos, organizar ao lado de Rubens Salles o primeiro jogo da história do nosso selecionado, em 21 de julho de 1914 (2 a 0 sobre o Exeter City, da Inglaterra).

Naquele mesmo ano, em 25 de setembro, protagonizou um dos episódios mais marcantes de todos os tempos da nossa Seleção: após vencerem a Argentina por 1 a 0, em Buenos Aires, e garantirem a conquista da Copa Roca, a primeira taça ganha pelo futebol brasileiro, nossos jogadores viram os adversários atearem fogo à bandeira brasileira. Desesperado, Lagrecca subiu, pegou o pano em chamas, jogou-o ao chão e, juntamente com Friedenreich, rolou sobre ele para que o símbolo nacional não fosse totalmente destruído. Guardou consigo aquele pedaço de pano parcialmente queimado durante toda a sua vida e, quando ela terminou, em 1967, acompanhou seu corpo à sepultura.

Uma bela história, sem dúvida, mas neste momento o amigo internauta certamente se pergunta: o que Sylvio Lagrecca tem a ver com a nossa história? A resposta é simples: coube a ele, então com somente 20 anos, ser o primeiro árbitro a apitar um jogo do nosso clube. Isso mesmo: além de todas as funções citadas acima, ele também foi árbitro de futebol – aliás, após encerrar sua carreira de atleta, chegou a fazer parte, durante um bom tempo, do quadro de apitadores da Federação Paulista de Futebol.

Lance de Savoia/SP 0 x 2 Palestra Itália

Pois chegávamos próximos das 15h00 quando Sylvio Lagrecca apitou o começo da partida. Apesar de se tratarem de duas equipes italianas e de o jogo ser um amistoso, o que se viu em campo não foram jogadas muito amigáveis. Segundo um relato da época, feito pelo Fanfulla (o mesmo jornal que convocara os italianos a fundarem o Palestra Itália meses antes), o duelo foi conturbado, tendo inclusive o que eles chamaram à época de “sururu” – na verdade, uma áspera discussão e um empurra-empurra os atletas.) No primeiro tempo, uma partida muito equilibrada, em que os ataques, muito embora com muito mais integrantes do que as defesas (5 contra 2), não conseguiram a elas se sobrepor.

Veio a etapa seguinte e o fato de contar com jogadores de melhor nível técnico – aqueles cinco emprestados pelo Corinthians – nos favoreceu. Atacando cada vez mais e com maior ímpeto, nossa equipe chegou ao primeiro gol, marcado por Bianco através de uma cobrança de pênalti. Pouco depois, e também por meio de uma penalidade máxima, foi a vez de o centroavante Alegretti fazer o segundo.

Quiseram os deuses do futebol, que já naquela época estavam presentes, que fossem vencedores da peleja os italianos do Palestra e não os italianos do Savoia, fato que levou à loucura todos os integrantes da comitiva paulistana.

Taça Savoia: apenas a primeira de milhares

Um homem, porém, fugia à regra: de fora, acompanhando a festa dentro do gramado – que teve direito até à entrega de uma taça -, estava Luigi Cervo, o fundador que mais lutou e mais defendeu a ideia de que uma partida de futebol seria a solução para que o clube não morresse apenas poucos meses depois de ter nascido. Olhos lacrimejantes, sabor de vitória a adoçar a boca e de dever cumprido a encher o peito, ele sabia que, dali em diante, seria impossível acabar com o Palestra Itália. Dali em diante, o Palestra Itália pensaria grande, e o próximo passo seria disputar o Campeonato Paulista.

Mas até que isso fosse possível, muita luta ainda teriam de enfrentar aqueles italianos e seus descendentes, como você irá conferir a partir do próximo capítulo de “Nossa História”.

Três detalhes interessantes:

a)    Em agradecimento pelo fato de ter apitado o jogo graciosamente, o Palestra Itália convidou Lagrecca a defender o time no segundo jogo de sua história (1 x 4 Paulistano, em 29 de junho daquele ano). 

b)     O Savoia ainda existe. A partir de 1942, pela mesma razão do Palestra, teve de mudar de nome e passou a se chamar Votorantim. Entre 1948 e 1952, disputou a Segunda Divisão paulista mas, hoje, limita-se apenas à prática do futebol amador.

c)    Além daquele jogo, aconteceram outras três partidas entre Savoia/Votorantim e Palestra Itália/Palmeiras: em 1920 (5 a 1 para nós), em 1925 (2 a 1 para o alviverde) e em 1947 (empate por 3 a 3).

ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE.

 
 
Para ler os capítulos anteriores, clique aqui.
 
 

2 Responses to CAP. 11: A PRIMEIRA VITÓRIA A GENTE NUNCA ESQUECE

  1. Parabens Marcio por mais esta historia brilhante sobre o nosso eterno PALESTRA…Valeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>