PALESTRA 1 x 0 CORINTHIANS: DEU VERDÃO, NA BRIGA E NA BOLA

Primeira taça ganha em cima “deles” só veio após três jogos e uma baita de uma confusão.

Dos primeiros anos até aproximadamente a metade do século XX, as confeitarias eram o ponto de encontro preferido dos paulistanos. Algumas casas, por sinal, ganharam fama e passaram a ser reconhecidas como cartões postais da Cidade. Neste caso encontrava-se a Casa Pinoni. Respeitável estabelecimento comercial, era concorridíssimo tanto durante quanto aos finais da semana.

A fim de aumentar ainda mais a sua fama, a Casa Pinoni promoveu dois amistosos entre Palestra Itália e Corinthians em 1919. A equipe que primeiro somasse três pontos (ou seja, vencesse uma e empatasse a outra partida), teria a posse definitiva de uma taça que levava o nome do estabelecimento.

Mesmo ainda novatas, ambas as equipes já nutriam uma profunda e recíproca rivalidade. Daí que, de amistosos, os dois encontros não tiveram nada. No primeiro deles, disputado em 3 de maio no neutro Campo do Floresta, nosso rival venceu bem – 3 a 0. No clássico seguinte, novamente jogado no mesmo local e dez dias mais tarde, foi a vez do alviverde vencer por 1 a 0 – gol de Gaetano Imparato.

O problema é que houve uma enorme briga no final do jogo, atletas se agrediram e a decisão sobre quem ficaria com a taça (já que cada equipe vencera um jogo) causou ainda mais discussões. A solução seria a realização de um terceiro jogo, mas não havia datas disponíveis nas agendas nem de alvinegros e nem de alviverdes, ambos já com vários amistosos agendados.

Daí que, depois de muita briga, dirigentes palestrinos e corintianos decidiram que a Taça Pinoni voltaria a estar em jogo no primeiro encontro que acontecesse entre ambos. E este, válido pelo Campeonato Paulista, se deu em 20 de julho de 1919. O mais gostoso é que, mesmo atuando no então campo adversário – na Ponte Grande – o Palestra Itália venceu por 1 a 0, gol do meia Ministro. Desta forma, a Taça Pinoni, enfim, teve seu dono.

E aquele, vale lembrar, foi apenas o primeiro de muitos troféus que ganhamos em cima “deles”…

Ficha Técnica

AMISTOSO MUNICIPAL/1919

1 x 0


20/07/1919


14h45


CAMPO DA PONTE GRANDE, EM SÃO PAULO/SP


NÃO DIVULGADA


NÃO DIVULGADO


ODILON PENTEADO DO AMARAL/SP

MINISTRO, NA ETAPA FINAL

FLOSI

-
BIANCO
GRIMALDI
-
BERTOLINI
PICAGLI
FABBI
-
CAETANO
MINISTRO
HEITOR
GAETANO IMPARATO
ALDIGHIERI


MEDAGLIA
-
CÉSAR NUNES
CASEMIRO GONZÁLEZ
-
GANO
AMÍLCAR
CIASCA
-
AMÉRICO
BINGO
BORORÓ
MARCUS VINÍCIUS
NETO
BASÍLIO

Quer opinar sobre este texto? Escreva para [email protected]

Obs.: Esta seção será atualizada em 01/04/2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>