Para disputar Paulista de 1925, Verdão teve de “medir forças” com campeão da Segundona
Nos primeiros anos de sua existência, o Palestra Itália protagonizou algumas cisões com a APEA – Associação Paulista de Esportes Atléticos -, entidade que regia o futebol estadual no começo do século passado.
Em duas destas brigas, nossos dirigentes decidiram abandonar o Campeonato Paulista como forma de protesto contra decisões de árbitros ou da própria entidade, decisões estas que julgaram terem sido prejudiciais ao Verdão. A primeira vez se deu em 1918, e a segunda em 1924.
Justamente devido ao fato de a ação ter se repetido, a APEA resolveu dar um puxão de orelhas no Palestra. Para tanto, exigiu que nossa equipe, para disputar o torneio de 1925, disputasse uma partida classificatória ao certame do ano seguinte contra o campeão da Segunda Divisão da Cidade, o Independência, que também pleiteava um lugar no principal torneio do Estado.
O objetivo, claro, era apenas dar um puxão de orelhas no alviverde, e não o alijar da competição - fato que seria, aliás, uma grande estupidez. Afinal, mesmo com apenas pouco mais de 10 anos de vida, já éramos grandes, tínhamos uma enorme torcida e nos ombreávamos com os demais clubes de ponta da época. Por todas estas razões, a entidade que comandava o futebol bandeirante definiu que o jogo seria contra uma equipe bem mais fraca, que não teria condições de fazer frente ao já todo poderoso Palestra Itália. Com esta atitude, ficou claro que o intuito da APEA era apenas dar um chacoalhão no time dos italianos e oriundis.
Mesmo com apenas um titular no gramado – o goleiro Primo (foto acima) -, o Palestra Itália passeou no Campo do Floresta naquela tarde de domingo, 8 de fevereiro de 1925. O placar final espelhou bem a diferença técnica entre ambas as equipes e, também, permitiu a participação do Palestra Itália na competição daquele ano.
PARTIDA CLASSIFICATÓRIA AO CAMPEONATO PAULISTA/1925
CAMPO DO FLORESTA, EM SÃO PAULO/SP
ARRECADAÇÃO NÃO DIVULGADA
PÚBLICO NÃO DIVULGADO
CARLOS STRÖBEL/SP
LOSCHIAVO (4), AZZI (2), ANTÔNIO IMPARATO E ANGELINO PARA O PALESTRA ITÁLIA. FELIZATTI PARA O INDEPENDÊNCIA/SP.
PRIMO
-
BERTI
FABBI
-
MION
CASSARINI
VALLE
-
ANGELINO
LOSCHIAVO
AZZI
ANTÔNIO IMPARATO
MARTINELLI
RUSSO
-
MECCHI
PAULO
-
JUNDIAHY
PAES
FELICIANO
-
CAETANO
MIGUEL
FELIZATTI
RIBAS
TINO
ATENÇÃO: ESTA É UMA OBRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, SENDO PROIBIDA SUA DIVULGAÇÃO TOTAL OU MESMO PARCIAL SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. OS INFRATORES SERÃO RESPONSABILIZADOS CRIMINALMENTE.