QUE DIA É HOJE: 12.12.2020?

1993


Há 27 anos, o Palmeiras vencia o Vitória/BA por 1 a 0, gol de Edílson, no Estádio da Fonte Nova, em Salvador/BA, na primeira partida decisiva do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Com o resultado, o Verdão pôde jogar pelo empate na finalíssima do domingo seguinte,em São Paulo/SP.

 

4 Responses to QUE DIA É HOJE: 12.12.2020?

  1. Marcelo Guizze

    Quebrei um lustre na semi do Paulistão de 2004 quando o Pedrinho empatou o jogo de falta no último lance!!!

    Aliás, tenho 1,91 de altura, então tenho que ficar sempre esperto com comemorações mais entusiasmadas dentro de casa pois a chance de eu bater em algo é grande!!!

    Quanto a essa final em particular…Ah que saudade daquela época…Eliminamos o SPFC uma semana antes, com um golaço do César Sampaio no Morumbi, vitória por 2 x 0!!!

    Na madrugada do dia 12/12/1993 elas conquistariam o segundo título mundial de sua história e depois aguente aquele pessoal “humilde” do Jd.Leonor…

    A frase que mais ouvi naquele dia dos torcedores do time colorido foi…”Vai lá ganhar o brasileirinho!” “Nossos rivais são Barcelona e Milan, não Vitória da Bahia” entre outras pérolas, que pelo tom pejorativo davam claramente a ideia da dor de cotovelo das meninas!!!

    Minha resposta era a seguinte “Ano passado (1992) vcs viajaram pra Tóquio e voltaram com o Mundial embaixo do braço com sangue no olho pra nos deixar mais um ano na fila…Jogaram como se não houvesse amanhã pra ganhar um Paulista e agora querem dizer que o Brasileiro não vale nada????”

    Quanto ao jogo em si, rolou macumba pra caramba…Mas no campo o Palmeiras foi absoluto, tem um lance logo no começo da partida, um cruzamento da esquerda que pegou no travessão e deixou o Dida caído, Evair cabeceou sozinho e o jovem goleiro pegou encima da linha, sem exagero nenhum da minha parte, até hoje me lembro daquele lance e me pergunto como aquela bola não entrou!!!

    O Palmeiras criou várias chances de gol, enquanto o Vitória consciente de sua inferioridade técnica em relação ao Verdão se segurava e tentava cavar faltas próximas a grande área para eventualmente em uma cobrança de Roberto Cavalo conseguir chegar ao seu gol!!!

    Um baiano que gosta de fazer embaixadinhas e jogava com a 10 do Divino acabou vencendo a defesa do time rubro negro e nos dando a vitória por 1 x 0, que nos colocou ( sejamos sinceros) com as duas mãos na taça, o jogo do Morumbi na semana seguinte seria mera formalidade!!! Já éramos Tri Campeões Brasileiros!!!

    • Márcio Trevisan

      Olá, Marcelo.

      Sua memória é mesmo um prodígio, mas me permita uma correção: com a unificação dos títulos, aquele não foi o tri, mas sim o heptacampeonato brasileiro.

      Abração.

      • Marcelo Guizze

        Realmente, pensei nisso enquanto escrevia, mas fiquei com preguiça de calcular…KKK

        E outro detalhe, escrevi que no lance da cabeçada do Evair o cruzamento tinha partido da esquerda, na verdade foi pela direita, um cruzamento do Cláudio!

        Abraços!!!

  2. DU PALESTRA PALMEIRAS

    Lembro muito bem deste jogo.
    Eu estava em casa com meu pai e quando saiu o gol eu dei um pulo do sofá e ao comemorar o gol bati minha mão no lustre da sala que o fez cair do teto e eu cortar a mão.

    Passei o resto do jogo com um papel na mão para estancar o sangue. (meu pai me ajudou)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>