QUE DIA É HOJE: 12.06.2018?

1993

Há 25 anos, quem não se lembra? A data é inesquecível, claro. 

Com uma massacrante goleada por 4 a 0, o Palmeiras humilhou o Corinthians/SP, no Morumbi, e faturou o título do Paulistão daquele ano, colocando fim a um jejum que durou exatos 16 anos, nove meses e 28 dias. 

Um longo período de sofrimento só poderia, mesmo, terminar com uma alegria imensurável. 

Confira a equipe que jogou e entrou para a história: Sérgio; Mazinho, Antônio Carlos, Tonhão e Roberto Carlos; César Sampaio, Daniel Frasson, Edílson (Jean Carlo) e Zinho; Edmundo e Evair (Alexandre Rosa). Técnico: Wanderley Luxemburgo.

Nossos gols foram de Evair (2), Edílson e Zinho.

 

1919

Há 99 anos nascia, em Sorocaba/SP, Oberdan Cattani, o melhor goleiro da história do Palmeiras.

Palmeirense desde sempre, era motorista de caminhão e, num dia de folga, foi acompanhar um amigo que iria fazer um teste no Palestra Itália. Acabou, por acaso, também participando e, aprovado na hora, iniciou uma carreira sensacional, que só não foi ainda mais completa porque seu auge se deu nos anos 40, quando em razão da II Guerra Mundial não houve a disputa de Copas do Mundo.

Oberdan nos deixou em 2014, aos 95 anos, na condição de conselheiro vitalício do clube, e teve seu busto erigido nos jardins do Parque Antártica como forma de eterna gratidão.

1974

Há 44 anos nascia, em Santa Maria da Serra/SP, Flávio da Conceição, volante que despontou para o futebol jogando no Rio Branco/SP em 1993.

Dono de muita habilidade e de forte chute de fora da área, chegou ao Palmeiras no segundo semestre daquele ano, sendo fundamental na conquista de vários títulos importantes.

Em 1996, foi negociado com o La Coruña espanhol.

 

5 Responses to QUE DIA É HOJE: 12.06.2018?

  1. Depois vi outros títulos como os de 94, 96, 99…não sei, acho que isso me deixou mal acostumado e por isso hoje sou tão corneta. Não consigo aceitar esses jogadores de hoje. Um Borja com tanta marra que se jogasse na época de 93 não servia nem pra engraxar a chuteira do Edmundo e Evair.

    Abraços.

  2. Um dos dias mais especiais da minha vida. Tinha 14 anos. Nunca tinha visto o Palmeiras ser campeão. Meu vô tinha falecido no dia 3 de junho. Estava em um momento triste. Cheguei a ver muitos amigos de colégio mudarem de time pois na época o São Paulo estava em ascensão chegando a ganhar a Libertadores e o mundial de 1992. Era o time da moda. E agora o que fazer ? Nada. Aquela camisa verde me fascinava e eu não tava nem aí pra título. Segui em frente e comemorei muito o título de 1993, o primeiro que vi com meus prórios olhos e no estádio.

  3. Marcio,

    Futebolisticamente falando, o dia mais importante da minha vida!

    Abraço!!

    • Márcio Trevisan

      Hudson: escrevi uma crônica sobre este jogo título foi “O Dia Mais Feliz da Minha Vida”.

      Preciso dizer mais alguma coisa?

      Abs.

  4. Salve Oberdan Cattani! nosso eterno herói!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>